FATOS POLICIAIS

BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

sexta-feira, 31 de julho de 2009

cCOLÉGIO DIOCESANO SANTA LUZIA - MOSSORÓ

FONTE: SITE DA ESCOLA

O Colégio Diocesano Santa Luzia é uma grande referência da igreja Católica do Rio Grande do Norte na área da educação. Sua linha pedagógica é uma busca constante pela formação humana dos jovens, dentro de um am­biente escolar identificado pelo espí­rito evangélico de liberdade e solida­riedade. O primeiro diretor foi o Cônego Estevam José Dantas e sua pri­meira sede localizava-se à Praça Vigá­rio Antônio Joaquim, onde está atual­mente o Banco do Brasil. A matrícula do primeiro ano letivo do Colégio foi de 59 alunos, sendo 14 internos, 45 externos; 42 no curso primário e 17 no secundário.

Quando o Padre Francisco Sales foi nomeado diretor do Colégio Diocesa­no, em janeiro de 1946, ele logo lançou o desafio de construir uma nova sede para o velho "Santa Luzia". A pedra fun­damental foi chamada a 30 de setembro de 1947 e em junho seguinte se iniciam as obras, como presente de aniversário ao Sr. Bispo D. João Costa. Houve muitas campanhas e ajudas para as obras.

Nos anos 1953 a 1955, os trabalhos aumentam e os novos pavilhões vão surgindo, graças a contribuições de par­ticulares e às verbas federais consegui­das pelos deputados da região. E final­mente, no primeiro semestre de 1956, chega uma ajuda federal, de "um milhão e quinhentos mil cruzeiros", con­seguida por D. Hiseu Mendes do "Fundo Nacional de Ensino Médio", veio como adiantamento a ser ressarcido em "Bol­sas de Estudo", durante dez anos. Com esse recurso estava garantida a conclu­são das obras e se pôde marcar logo a inauguração do recém-construído Conjunto Santa Luzia. A festa inaugural aconteceu a 9 de junho de 1956, presi­dida pelo Sr. Cardeal D. Jaime Câmara e com a presença de D. João Costa, do Governador do Estado, Dinarte Matiz e de vários deputados e personalidades, alguns deles ex-alunos do velho e que­rido Santa Luzia.

Entre os ex-diretores presentes, destacava-se a figura do Côn. Amáncio Ramalho, que tanto se dedicou ao Educandário. As festas de inauguração atraíram toda a cidade. Houve discur­sos memoráveis e um almoço servi­do com muita distinção a D. Jaime e preparado com especial carinho em homenagem aos Bispos de Mossoró ali presentes e às autoridades. Foi uma grande data relembrada em placa co­memorativa. E as aulas se iniciaram em agosto nas novas instalações. O "Santa Luzia" conseguiu afinal o 2o ciclo, em 1957, graças aos esforços e lutas do Cônego Sales, apoiado por D. Eliseu, no Departamento de Ensi­no Secundário.

PERFIL

Tendo como eixo norteador uma formação integral com princípios religioso, ético, reflexivo-crítico, investigativo e construtivo, a Proposta Pedagógica do Colégio Diocesano Santa Luzia estabelece linhas de ação usando a concretização de seus objetivos numa perspectiva coletiva de trabalho e em consonância com as diretrizes curriculares nacionais, contextualizada num processo interdisciplinar das áreas do conhecimento. O processo ensino-aprendizagem tem características autênticas, inovadoras e reelaborados a partir da realidade da escola, com suporte epistemológico, mas sem adoção de modismos ou inovações didáticas aleatórias.

Visando atender as necessidades da formação delineada, o material didático trabalhado supera os condicionantes repetitivos e dissociados da realidade e se adequa, através da prática docente, em referenciais que possibilitam o caráter investigativo em todas as disciplinas, levando o aluno a construção do seu conhecimento e da reelaboração de um novo saber enriquecido e fortalecido pelo prazer da produção individual e coletiva.

O Currículo Escolar em permanente processo de avaliação, proporciona ainda atividades complementares através da Academia Santa Luzia de Letras e Artes, Clube de Ciências, Olimpíadas de Matemática, Projetos Científicos e Culturais, e a Informática permitindo uma educação virtual, tecnológica e globalizada através da INTERNET.

O Colégio Diocesano Santa Luzia em seus mais de 100 anos educando gerações, apresenta a comunidade um Ensino de Qualidade comprovado com competência estabelecida pelos seus profissionais que acompanham com eficiência os padrões das novas demandas sociais, políticas e econômicas na preparação de crianças e jovens frente aos desafios de uma nova sociedade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
O RN PASSA POR AQUI - O QUE VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA NO "PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 20 BLOGS E 1780 LINKS, CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR. ACESSE E CONFIRA!

Quem sou eu

Minha foto
É o blog da cultura, política, economia, história e de muitas curiosidades regionais, nacionais e mundiais. Pesquisamos, selecionamos, organizamos e mostramos para você, fique atenado no Oeste News, aqui é cultura! SÃO 118 LINKS: SEU MUNICÍPIO - histórico dos 167 municípios potiguares; CONHECENDO O OESTE, MOSSORÓ, APODI - tudo sobre o município de Apodi, com fatos inéditos; MOSSORÓ - conheça a história de minha querida e amada cidade de Mossoró; SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO e APODIENSE DE CORAÇÃO; JOTAEMESHON WHAKYSHON - curiosidades e assuntos diversos; JULLYETTH BEZERRA - FATOS SOCIAIS, contendo os aniversariantes do mês;JOTA JÚNIOR,contendo todos os governadores do Estado do Rio Grande do Norte, desde 1597 a 2009; CULTURA, POLICIAIS MILITARES, PM-RN, TÚNEL DO TEMPO, REGISTRO E ACONTECIMENTO - principais notícias do mês; MILITARISMO. OUTROS ASSUNTOS, COMO: BIOGRAFIA, ESPORTE, GENEALOGIA, CURIOSIDADES VOCÊ INTERNAUTA ENCONTRARÁ NO BLOG "WEST NEWS", SITE - JOTAMARIA.BLOGSPOT.COM OESTE NEWS - fundado a XXVII - II - MMIX - OESTENEWS.BLOGSPOT.COM - aqui você encontrará tudo (quase) referente a nossa querida e amada terra potiguar. CONFIRA...

ESCOLAS

DELEGACIAS MUNICIPAIS