O Colégio Diocesano Santa Luzia é uma grande referência da igreja Católica do Rio Grande do Norte na área da educação. Sua linha pedagógica é uma busca constante pela formação humana dos jovens, dentro de um ambiente escolar identificado pelo espírito evangélico de liberdade e solidariedade. O primeiro diretor foi o Cônego Estevam José Dantas e sua primeira sede localizava-se à Praça Vigário Antônio Joaquim, onde está atualmente o Banco do Brasil. A matrícula do primeiro ano letivo do Colégio foi de 59 alunos, sendo 14 internos, 45 externos; 42 no curso primário e 17 no secundário.
Quando o Padre Francisco Sales foi nomeado diretor do Colégio Diocesano, em janeiro de 1946, ele logo lançou o desafio de construir uma nova sede para o velho "Santa Luzia". A pedra fundamental foi chamada a 30 de setembro de 1947 e em junho seguinte se iniciam as obras, como presente de aniversário ao Sr. Bispo D. João Costa. Houve muitas campanhas e ajudas para as obras.
Nos anos 1953 a 1955, os trabalhos aumentam e os novos pavilhões vão surgindo, graças a contribuições de particulares e às verbas federais conseguidas pelos deputados da região. E finalmente, no primeiro semestre de 1956, chega uma ajuda federal, de "um milhão e quinhentos mil cruzeiros", conseguida por D. Hiseu Mendes do "Fundo Nacional de Ensino Médio", veio como adiantamento a ser ressarcido em "Bolsas de Estudo", durante dez anos. Com esse recurso estava garantida a conclusão das obras e se pôde marcar logo a inauguração do recém-construído Conjunto Santa Luzia. A festa inaugural aconteceu a 9 de junho de 1956, presidida pelo Sr. Cardeal D. Jaime Câmara e com a presença de D. João Costa, do Governador do Estado, Dinarte Matiz e de vários deputados e personalidades, alguns deles ex-alunos do velho e querido Santa Luzia.
Entre os ex-diretores presentes, destacava-se a figura do Côn. Amáncio Ramalho, que tanto se dedicou ao Educandário. As festas de inauguração atraíram toda a cidade. Houve discursos memoráveis e um almoço servido com muita distinção a D. Jaime e preparado com especial carinho em homenagem aos Bispos de Mossoró ali presentes e às autoridades. Foi uma grande data relembrada em placa comemorativa. E as aulas se iniciaram em agosto nas novas instalações. O "Santa Luzia" conseguiu afinal o 2o ciclo, em 1957, graças aos esforços e lutas do Cônego Sales, apoiado por D. Eliseu, no Departamento de Ensino Secundário.
PERFIL
Tendo como eixo norteador uma formação integral com princípios religioso, ético, reflexivo-crítico, investigativo e construtivo, a Proposta Pedagógica do Colégio Diocesano Santa Luzia estabelece linhas de ação usando a concretização de seus objetivos numa perspectiva coletiva de trabalho e em consonância com as diretrizes curriculares nacionais, contextualizada num processo interdisciplinar das áreas do conhecimento. O processo ensino-aprendizagem tem características autênticas, inovadoras e reelaborados a partir da realidade da escola, com suporte epistemológico, mas sem adoção de modismos ou inovações didáticas aleatórias.
Visando atender as necessidades da formação delineada, o material didático trabalhado supera os condicionantes repetitivos e dissociados da realidade e se adequa, através da prática docente, em referenciais que possibilitam o caráter investigativo em todas as disciplinas, levando o aluno a construção do seu conhecimento e da reelaboração de um novo saber enriquecido e fortalecido pelo prazer da produção individual e coletiva.
O Currículo Escolar em permanente processo de avaliação, proporciona ainda atividades complementares através da Academia Santa Luzia de Letras e Artes, Clube de Ciências, Olimpíadas de Matemática, Projetos Científicos e Culturais, e a Informática permitindo uma educação virtual, tecnológica e globalizada através da INTERNET.
O Colégio Diocesano Santa Luzia em seus mais de 100 anos educando gerações, apresenta a comunidade um Ensino de Qualidade comprovado com competência estabelecida pelos seus profissionais que acompanham com eficiência os padrões das novas demandas sociais, políticas e econômicas na preparação de crianças e jovens frente aos desafios de uma nova sociedade
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