FATOS POLICIAIS

BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

terça-feira, 1 de junho de 2010

ESCOLA ESTADUAL CAPITÃO JOSÉ DA PENHA - JOÃO CÂMARA-RN

A Escola Estadual Capitão José da Penha é a mais antiga instituição de ensino de Baixa-Verde. Sua trajetória começa como simples escola rudimentar, dirigida pela professora Maria Henriques Maia, logo elevada à condição de Grupo Escolar pelo Decreto nº 350, de 15 de outubro de 1927, devido à necessidade crescente de atendimento às dezenas de jovens que acorriam à procura dos seus préstimos. A jacente Baixa-Verde, vivendo o esplendor dos primeiros anos, fervilhava de gente chegando em busca do eldorado potiguar. Surgiu daí a necessidade de construção de um prédio moderno e amplo, para os padrões da época, que pudesse abrigar em seu seio toda aquela gama de jovens ansiosos por ter acesso ao conhecimento. Assim é que as autoridades da época reivindicaram e conseguiram junto ao presidente do estado, Dr. José Augusto Bezerra de Medeiros a construção do prédio onde ainda hoje funciona, com algumas modificações, a tradicional escola. Não parece ser verdadeira a versão, segundo a qual, o prédio teria sido construído em mutirão, com a participação da comunidade local. A placa de inauguração, ainda hoje chantada no frontispício do prédio, dá conta que o mesmo foi construído pelo governo do estado, o que nos parece retirar qualquer dúvida a respeito do assunto. A inauguração deu-se a 26 de dezembro de 1927, pelas dezesseis horas e contou com a presença de dezenas de autoridades e populares. A ata de fundação registra a presença, dentre outras, das seguintes pessoas: Dr. José Augusto Bezerra de Medeiros, João Câmara, João Gomes da Costa, Paulo Viveiros, José Gomes da Costa, Alexandre Rodrigues da Câmara, Miguel Monteiro, Pedro Gomes Baião, Elisa Henriques Bittencourt, Francisco Teixeira Sobrinho, Joaquim Soares de Miranda, João Ignácio Filho, Barnabé Justino de Souza, José Martins de Sá Benevides, Joaquim de Castro e Silva, Severino Benfica, Sinval Lima e Fausto Lima, Francisco de Assis Bittencourt, Antônio Justino de Souza, Áurea Varela de França e Genésio de Oliveira. Ao longo de sua trajetória de quase oitenta e um anos, dezenas de pessoas passaram pela sua direção, com destaque para o professor Sebastião Diniz Henriques, o primeiro diretor, seguido pelas professoras Adélia Soares Teixeira, Adélia Brandão, Maria Guimarães e Leonor Maciel do Amaral. Nos últimos cinqüenta anos, assumiram a direção do estabelecimento as pessoas de Salete Ferreira, Sônia Varela, Joana D‘arc Rocha da Câmara, Gino Miranda Santos, Aldo Torquato da Silva e Dilma Leonardo. A atual diretora é a professora Marta Geruza, eleita pelo voto direto dos professores, alunos e pais de alunos.
Quanto aos alunos, revolvendo os arquivos da velha instituição, encontramos os nomes de Dagmar Varela e Antônio Simplício (Tota), ainda no tempo da Escola Rudimentar (1926/1927) e, a partir da inauguração até o ano de 1942, registramos as presenças dos irmãos Wilson, Wanda e Engrácia Varela, Geralda Ataliba, Joaquim Câmara, Palmira Bezerra, Durval Justino de Souza, Geraldo Teixeira (Torquato) e Manoel Teixeira (Torquato), José Bittencourt, Francisco Freire de Melo, Floriano de Sá Benevides, Terezinha Ferreira, Ivone Teixeira (Torquato), os irmãos Guaraci, Iramar e Itamar do Lago Moura, João França, Severo Alves da Câmara, João Batista Ataliba, Maria da Paz Bittencourt, Maria Djanira Benfica (Liquinha), Terezinha Câmara. Sônia Varela e Maria Antonieta Bittencourt. De minha parte, estudei no José da Penha nos anos de 1958 a 1961, onde fiz o primário. Minha primeira professora foi Pretinha. Depois, vieram Elma Gouveia e Raimundinha. Dos meus contemporâneos, lembro apenas de alguns: Esteferson Vieira Lopes (Gôda), Francisquinho Doutor, Jacyra Celestino, hoje casada com João Batista Ataliba, e Virgínia, filha de Miguel França, que dividia a carteira comigo na segunda série. Cumpre registrar que, a partir do ano de 1943, funcionou provisoriamente no mesmo prédio, a Escola Darcy Vargas, mantida pela Legião Brasileira de Assistência – LBA, entidade assistencialista, criada e dirigida pela esposa do presidente da república, Getúlio Vargas. Ao que nos é dado conhecer, poucos anos durou a Escola Darcy Vargas, certamente perdendose no tempo com a derrocada da ditadura e a volta à democracia ao final da segunda guerra mundial (1945).
Durante o período que vai de setembro de 1959 a 1961, o prédio da Escola Capitão José da Penha abrigou a Escola Comercial, atual Colégio João XXIII e durante os anos de 1976 e 1977 funcionou também como escola de 2º grau, depois transferida para a Escola Estadual Antônio Gomes.
Quanto às instalações físicas, da inauguração até os anos setenta, aproximadamente, o José da Penha funcionou com apenas três salas de aula, sendo uma delas de tamanho normal, e as outras duas em um grande salão, subdividido ao meio por um tapume de madeira, removível, com mais ou menos dois metros de altura. Tudo que um professor dizia o outro escutava na sala ao lado. Os banheiros ficavam ao fundo do terreno, com mais de vinte metros de distância, que a garotada precisava percorrer correndo em dias de chuva quando tinha que ir fazer as suas “necessidades”. O detalhe é que o aluno que fosse ao sanitário levava uma pedra em seu poder e, caso outro aluno desejasse também utilizar o mesmo equipamento, teria que esperar que aquele voltasse e lhe passasse a pedra. Por ocasião da encenação de peças teatrais, filmes, festas e solenidades, o tapume era retirado e o grande salão abrigava centenas de pessoas. Foi nesse grande salão que aconteceu a solenidade de instalação do município de Baixa-Verde, com a posse dos intendentes e do Prefeito João Câmara, em 1º de janeiro de 1929.
Atualmente, a Escola conta com dez salas de aula, além da diretoria, secretaria e área de apoio, desenvolvendo suas atividades dirigidas para o ensino fundamental e educação de jovens e adultos – EJA.
O nome da escola é uma homenagem ao Capitão José da Penha Alves de Souza, nascido em Angicos, no ano de 1875 e falecido no Ceará, no dia 22 de fevereiro de 1914. Segundo registra a história, José da Penha foi assassinado por um jagunço que obedecia às ordens do Padre Cícero Romão Batista, na famosa guerra contra as forças do governador Franco Rabelo.
Na opinião de Aluízio Alves, José da Penha foi o primeiro potiguar a empreender uma campanha eleitoral de cunho popular, desafiando as oligarquias da época, em defesa de um candidato a presidente do estado, que não contava com o apoio das forças tradicionais. Fez comícios, falou diretamente ao povo. Foi derrotado. Mas deixou o seu nome gravado na história política do estado, e angariou o merecido respeito dos norte-riograndenses.

FONTE: GUIA DE JOÃO CÂMARA
Informações extraídas do livro: Fatos, causos e coisas. Autor: Aldo Torquato.

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS
O RN PASSA POR AQUI - O QUE VOCÊ QUER PESQUISAR, VOCÊ ENCONTRA NO "PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS", A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DE MINHA QUERIDA E AMADA TERRA POTIGUAR, COM 20 BLOGS E 1780 LINKS, CRIADO A 28 DE DEZEMBRO DE 2008, PELO STPM JOTA MARIA, COM A COLABORAÇÃO DE JOTAEMESHON WHAKYSHON, JULLYETTH BEZERRA E JOTA JÚNIOR. ACESSE E CONFIRA!

Quem sou eu

Minha foto
É o blog da cultura, política, economia, história e de muitas curiosidades regionais, nacionais e mundiais. Pesquisamos, selecionamos, organizamos e mostramos para você, fique atenado no Oeste News, aqui é cultura! SÃO 118 LINKS: SEU MUNICÍPIO - histórico dos 167 municípios potiguares; CONHECENDO O OESTE, MOSSORÓ, APODI - tudo sobre o município de Apodi, com fatos inéditos; MOSSORÓ - conheça a história de minha querida e amada cidade de Mossoró; SOU MOSSOROENSE DE NASCIMENTO e APODIENSE DE CORAÇÃO; JOTAEMESHON WHAKYSHON - curiosidades e assuntos diversos; JULLYETTH BEZERRA - FATOS SOCIAIS, contendo os aniversariantes do mês;JOTA JÚNIOR,contendo todos os governadores do Estado do Rio Grande do Norte, desde 1597 a 2009; CULTURA, POLICIAIS MILITARES, PM-RN, TÚNEL DO TEMPO, REGISTRO E ACONTECIMENTO - principais notícias do mês; MILITARISMO. OUTROS ASSUNTOS, COMO: BIOGRAFIA, ESPORTE, GENEALOGIA, CURIOSIDADES VOCÊ INTERNAUTA ENCONTRARÁ NO BLOG "WEST NEWS", SITE - JOTAMARIA.BLOGSPOT.COM OESTE NEWS - fundado a XXVII - II - MMIX - OESTENEWS.BLOGSPOT.COM - aqui você encontrará tudo (quase) referente a nossa querida e amada terra potiguar. CONFIRA...

ESCOLAS

DELEGACIAS MUNICIPAIS